Acompanhe

Nosso blog

O que esperar do 5G?

O que esperar do 5G?

21 de julho de 2020

 

A nova geração de conexão à internet móvel está bem próxima e tende a melhorar muito a vida das empresas e dos consumidores. Essa conexão está além de velocidades mais rápidas nos celulares, onde os downloads ficaram 20x mais rápidos no 5g do que em relação aos anteriores, é uma rede preparada para o mundo atual que já possui uma quantidade extrema de pessoas navegando ao mesmo tempo.

 

O 5G funciona com uma gama maior de faixas necessárias para o seu funcionamento, onde antes tínhamos algumas faixas especificas e utilizava-se a tecnologia 4G para disseminar o sinal necessário, o 5g consegue utilizar mais faixas e de maneira mais abrangente, ou seja, com quase nada de perca das faixas.

 

Apesar do Brasil estar atrasado em relação a outros países, devido a dificuldades técnicas na qual houve a necessidade da realização de reajustes tecnológicos antes de começar com os testes do 5G, agora o próximo passo para essa implementação é a realização do Leilão de Frequências entre as principais operadoras do país.

 

O Leilão de Frequências para o 5G estava previsto para ocorrer no ano de 2020, entretanto, diante do cenário em que o país vive, no dia 06 de julho de 2020 surgiu um novo posicionamento do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, no adiamento do leilão para o primeiro semestre do ano de 2021.

 

Existe, ainda, a necessidade de mais estudos sobre a conexão para que não haja problemas de interferências na tecnologia com outros serviços. O presidente da Anatel, Leonardo Euler, já havia informado que haviam problemas para a conexão, e que o leilão do 5G não seria mais no ano de 2020.

 

Fique atento e acompanhe todas as novidades aqui no nosso blog!

 

Ludmila Mota

Jurídico Solintel

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM