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O marketing depois da internet: entenda como decolar o seu negócio!

O marketing depois da internet: entenda como decolar o seu negócio!

14 de abril de 2021

Evoluir as estratégias da sua empresa ao passo que o marketing se transforma, é a chave para manter a existência da organização. Desde o surgimento das estratégias de marketing, até os dias de hoje, muitas coisas mudaram.

 

As primeiras aparições do marketing e das relações públicas foram muito diferentes do que utilizamos como estratégia nos dias de hoje, mas você sabe o motivo dessa mudança?

 

Nas primeiras aplicações das estratégias de marketing no contexto do provedor regional, o principal objetivo das ações era divulgar as marcas e auxiliar no convencimento do cliente, impulsionando as vendas. Assim como a aplicação do marketing em outros contextos, o provedor regional trabalhava com a comunicação em massa e as propagandas persuasivas.

 

Mas o que mudou no marketing? Deixamos de investir na divulgação de marcas para utilizar a persuasão? A resposta é não! Com o avanço da tecnologia, o marketing precisou se inovar, e se adaptar a um público que não mais se comporta homogeneamente como massa, e passou a lidar com um público ativo.

 

O avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais foram os principais agentes dessa reestruturação no papel do marketing, criando cenários totalmente opostos aos vividos anteriormente.          O provedor regional teve um papel muito importante na democratização do acesso à internet, impulsionando as evoluções e modernizações nas relações digitais, e favorecendo um novo cenário para a aplicação do marketing.

 

Uma propaganda comercial, por exemplo, antigamente era veiculada em canais de televisão, jornais e rádios, resultando em apenas duas métricas: quantas pessoas tiveram acesso ao conteúdo e qual foi o aumento nas vendas. Não era possível identificar a opinião do público em relação ao conteúdo produzido, e muito menos, que o cliente se manifestasse a favor, ou contra aquele material. Este papel “passivo” dos públicos, por muito tempo, permitiu que as organizações não se importassem com a opinião pública, ou com a satisfação do cliente.

 

Com o surgimento das redes sociais, este cenário mudou completamente. Cada rede social traz indicadores que tornam o planejamento estratégico do marketing cada vez mais assertivo como: impressões, engajamento, visualizações, curtidas, novos seguidores, pessoas que pararam de seguir, reações negativas, etc. Neste contexto, encontramos o maior desafio do marketing: a opinião pública.

 

Qualquer cliente pode comentar o que pensa sobre o seu produto ou serviço nas páginas oficiais da empresa, nas avaliações do Google, ou até mesmo, em seu próprio perfil pessoal. Este posicionamento ativo tem o poder de impactar de forma positiva ou negativa na organização.

 

A partir deste novo comportamento social, é comum que muitos prospects entrem em suas redes sociais, ou em suas avaliações em sites, para verificar a opinião de outros clientes, e, a partir das opiniões coletadas, o prospect pode, muitas vezes, decidir não consumir seu produto ou serviço.

 

É fato, que organizações que não evoluem ao passo que o mundo evolui, se tornam obsoletas, por isso, compreender essas mudanças é fundamental para o sucesso da organização.

 

Utilizar as novas tecnologias para impulsionar o crescimento do seu negócio, vai muito além de simplesmente criar posts para redes sociais: é necessário entender as métricas, adaptar estratégias, conhecer o seu público, trabalhar a semiótica da sua marca, e por fim, publicar conteúdos relevantes.

 

Não sabe por onde começar? A Solintel possui uma assessoria de marketing completa e preparada para te auxiliar neste desafio!

 

Kauane Oliveira

Marketing Solintel

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