Acompanhe

Nosso blog

MCTIC se junta à CGEE para mapeamento de fibra óptica no Brasil

MCTIC se junta à CGEE para mapeamento de fibra óptica no Brasil

08 de abril de 2020

Nesta segunda-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) junto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) iniciou o envio de e-mails para provedores de telecomunicações solicitando informações para mapeamento da infraestrutura de fibra óptica do provedor. Estas solicitações são similares a ocorrida em dezembro de 2019, entretanto agora direcionada.

 

Estas informações serão necessárias para avaliação de novas políticas do MCTIC para futuros investimentos e expansão em regiões remotas do Brasil, ou seja, o mapeamento terá grande influência nas escolhas quanto a investimentos e incentivos necessários para difusão. O envio não é obrigatório, entretanto caso não seja enviado, o MCTIC poderá criar políticas para provedores entrarem com este recurso na região, ainda que os dados enviados não serão divulgados.

 

No documento é solicitado o envio dos CEPs de clientes que são atendidos com fibra óptica, não sendo necessário envio de dados sigilosos como a identificação do usuário - lembramos a necessidade de privacidade desses dados quanto a LGPD. Os dados podem ser enviados em planilha no formato xls ou csv com as seguintes colunas: Nome da operadora, CEP (onde existe Cliente) e se esse cliente é atendido com fibra ou não, para o seguinte endereço, [email protected]

 

Ressaltamos que não haverá penalidades para quem não enviar as informações, a solicitação não é investigativa e nem punitiva.

Em caso de qualquer dúvida procure a Engenharia da Solintel para auxilio-lo neste processo e orienta-lo como proceder. Nós da Solintel visamos sempre a melhor ação preventiva e regulatória para seu provedor.

 

Rafael Rosa

Engenharia Solintel.

Saiba mais: https://www.cgee.org.br/-/conectividade-no-territorio-nacional

 

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM