Independente do segmento, nunca antes se viu o mercado com tantas opções e ofertas de um mesmo produto ou serviço. Na busca em se destacar dos concorrentes e conquistar o maior número de clientes, uma solução aparentemente simples encontrada por empresas é ofertar o seu produto/serviço por um valor mais baixo comparado aos outros ofertados no mercado. Mas seria esta realmente uma solução ou uma medida paliativa?
O problema dessa aparente “solução” está, principalmente, em dois pontos: até quando seu cliente ficará com você, visto que a sua aderência é feita pelo produto/serviço com o menor valor, e até quando você conseguirá manter o menor valor do mercado sem prejudicar seu financeiro?
Te apresentamos, então, uma alternativa à esta solução.
Explorar seus diferenciais competitivos é uma estratégia de marketing que pode auxiliar empresas que se encontram neste contexto. Para o Departamento de Marketing da Solintel, o diferencial competitivo pode ser definido como os principais atributos de uma organização que a tornam única perante seus concorrentes. São qualidades significativas e percebidas pelos clientes, mas que, principalmente, a concorrência não consegue oferecer.
O primeiro passo para trabalhar seu diferencial competitivo é identificá-lo corretamente. Assim como é feito na Análise SWOT (técnica de planejamento utilizada para identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de determinada organização), analise, com sinceridade e realidade, os pontos fortes da sua empresa. Identifique quais os atributos que fazem o seu cliente escolher pelo seu produto/serviço ao invés do ofertado pelo seu concorrente. Seria um serviço adicional gratuito? A agilidade do seu atendimento e/ou suporte? A qualidade dos materiais que utiliza? Pesquise, estude e descreva-os.
Após identificá-los corretamente, é de extrema importância comunicá-los ao mercado. É a divulgação e propagação desses diferenciais que os transformarão em estratégias de marketing e o auxiliarão na conquista de novos clientes. Ora, se é importante destacar que seu preço é menor que o do concorrente, por que não seria igualmente importante destacar que seu atendimento ou suporte, por exemplo, é melhor do que o outro ofertado?
Por exemplo, se identificou que seu diferencial competitivo é a qualidade do seu atendimento e agilidade do suporte, aborde isso em todos os seus canais de comunicação: inclua essa informação nos panfletos que entrega, no spot de rádio e carro de som que realiza, nas artes que posta nas redes sociais... Enfim, atrele os seus principais diferenciais, aqueles que o faz destacar perante todos os outros, em toda a comunicação empresarial que realiza. Explore os seus diferenciais competitivos e conquiste mais clientes!
Vinicius Fraga Faiad
Marketing Solintel