Acompanhe

Nosso blog

CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO: O que você precisa saber!

CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO: O que você precisa saber!

09 de outubro de 2020

A consolidação de mercados é uma força irresistível, freável somente quando outras forças a impedem de progredir. Sem esses freios ela inevitavelmente se manifesta e inevitavelmente transforma os mercados. Ela é tão natural na microeconomia quanto a gravidade o é na física. A água sem barreiras inevitavelmente corre para baixo. Mercados sem barreiras inevitavelmente se consolidam. O destino da água é cair, o destino do mercado é consolidar-se.

Mas por que mesmo assim há tantos mercados fragmentados? Assim como a água é represada ou bombeada impedindo-a de seguir seu curso natural, mercados têm suas “represas” e “bombeamentos”. Imperfeições de mercado e suas ineficiências que se manifestam das mais variadas formas são as forças que se contrapõem à consolidação. A eliminação delas funciona como um verdadeiro gatilho para a consolidação.

Não importam os tamanhos dos mercados, não importam geografias, quando os gatilhos são disparados, não há o que segure a consolidação. O mercado automobilístico mundial, o varejo de farmácias, ou de bancos no Brasil , supermercados, concreteiras, a lista é infindável de mercados que já passaram por consolidação. Muitos outros inevitavelmente seguirão o mesmo caminho.

Na JMB, ao longo dos anos acompanhamos de perto várias destas consolidações nos negócios de nossos clientes e não é diferente agora com o mercado de provedores de internet.  Há quatro anos levantamos esse tema no Encontro de Gestores da Solintel e poucos empresários presentes pareciam sentir essa realidade em seu negócio. Hoje, difícil encontrar um empresário provedor de internet que não tenha esse tema na sua cabeça.

No nosso próximo texto, falaremos sobre os diferentes papéis que as empresas podem assumir em um mercado em consolidação!

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM