Acompanhe

Nosso blog

De estagiário a sócio-fundador de uma potência aceleradora do telecom no Brasil

De estagiário a sócio-fundador de uma potência aceleradora do telecom no Brasil

04 de maio de 2021

Comemorando o Dia do Trabalhador, conheça a história de Asshaias Felippe, sócio-fundador da Solintel

 

Asshaias Felippe, tem uma trajetória empreendedora com exemplo muito forte e diversas superações. Empreendedor desde criança. Quando recebia dinheiro do seu avô e guardava para “futuros investimentos” – Asshaias é neto de um dos maiores empreendedores do estado do Paraná, o Sr. Geraldo Felippe, então dono das Lojas Felipe, vendida por 22 milhões de reais no ano de 1996, para a Magazine Luiza, depois de uma "queda-de-braço" com as Casas Bahia. 

O avô, com suas mais de 22 lojas, gerou centenas de empregos em todo o território sul brasileiro, com lojas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Sem dúvida uma referência para qualquer ser humano.

Asshaias, que sempre teve gosto pela área de telecomunicações e engenharia, em 2005, já cursando o penúltimo ano de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, pela (UNOPAR), entrou em contato “mais de 100 vezes” com o diretor da Sercomtel (empresa de telecomunicações com sede em Londrina-PR) em busca de oportunidade de estágio, foi aí que tudo começou. A aptidão pelo trabalho na área de celular da Sercomtel, logo o fez conquistar bons laços de amizade e consequentemente o início de grandes projetos. 

Ainda em 2005, Asshaias junto a dois amigos que também estudavam engenharia e eram estágiarios da Sercomtel, criaram uma empresa com objetivo de melhorar a performance, desempenho, segurança e redução de custos nas áreas de tecnologia de informação e comunicação de grandes instituições, com investimento de 180 mil reais em equipamentos o primeiro cliente não demorou muito a surgir, um frigorífico de frango, onde após 6 meses de trabalho, resultou em mais de 30 mil reais ao mês, em economia para os cofres do seu primeiro cliente. Nascia aqui, a Solintel (Soluções Inteligentes em Telecomunicações). 

O excelente resultado, começou a render frutos e comentários, tanto é, que o serviço foi recomendado para uma associação na época (Unifrango) para que os resultados obtidos na primeira empresa com média de 2.500 funcionários, pudesse ser estendido para outras fábricas do setor.

O que antes era apenas um projeto com nome Solintel, passou a ganhar corpo e com a necessidade de emitir notas fiscais para seus clientes, se fez necessário a criação de um CNPJ e por consequência o investimento próximo a 5 mil reais de cada um dos sócios. Novamente os resultados do investimento não demoraram a surgir e agora a empresa Solintel, começava a operar em frigoríficos de todo estado do Paraná. 

A necessidade de entregar com urgência a solução para os seus clientes, sempre estiveram presentes no DNA da Solintel, desde o início de suas operações, é aqui que se inicia a relação com os provedores regionais, devido à demora na aprovação de projetos de Fibra Óptica com grandes empresas do setor de telecom, a opção foi conhecer de perto como funcionava os trabalhos desses ISPs (Internet Service Provider).

O setor vinha em uma grande crescente, mas não foi fácil integrar a Solintel a esse tipo de prestação de serviços, similar aos praticados pelos provedores regionais, com o início das vendas de AP Routers, que são dispositivos de rede que permite levar o sinal de internet a áreas em que a cobertura original é ruim ou limitada para às empresas contratantes, o foco se perdeu, houve calotes e com isso a perda de faturamento, saldo entrando no negativo, atrasos de salário e o adeus dos primeiros sócios.

O idealizador e sócio-fundador da Solintel tocou seu próprio negócio até os 23 anos. Por conta das dificuldades financeiras e já sozinho à frente da Solintel, Asshaias decidiu ouvir sua família e o apoio de sua mãe, falou mais alto. Era março de 2008, na época, haviam paradas no estoque da Solintel, diversos AP Routers, a ideia de Asshaias parecia muito simples, ajudar a solucionar o problema da conexão de internet de um importante hotel de Londrina e em troca, usar o centro de eventos do hotel com até coffee break incluso, para conhecer e oferecer o seu serviço de soluções inteligentes para os provedores regionais.

O evento de dois dias contou com a presença de mais de 150 pessoas, que tiveram acesso a informações completas para ter um provedor regularizado junto a Anatel, projetos de outorga e demais soluções e inovações que a Solintel ofereceria para o setor. Uma curiosidade, um dos palestrantes do evento, a empresa fabricante dos AP Routers, topou participar do evento abatendo mais de 20 mil reais em dívidas existentes de Asshaias. O primeiro evento da Solintel foi um sucesso, o estoque de dispositivos AP Router foi zerado e o problema de internet resolvido no hotel.

O evento superou as expectativas de Asshaias, mas não trouxe nenhuma assinatura de contrato com esses provedores, foi apenas no dia 1° de maio de 2008, em uma reunião na sede de um dos provedores da região, com outros mais de 20 empresários do setor, que após uma longa sabatina, as 13 primeiras empresas assinaram contrato.

Hoje, a Solintel conta com mais de 1.500 clientes, oferecendo soluções inteligentes pensadas nas necessidades dessas empresas que prestam serviços de telecomunicações de qualidade por todo o Brasil.

“Em 15 anos de história, temos orgulho em dizer que nosso futuro brilhante é resultado de um passado repleto de sucessos construídos com inteligência, esforço e eficiência”, conclui Asshaias Felippe.

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM