Você sabia que a Anatel possui um sistema para consultas e emissão de taxas, certidões e solicitações de parcelamentos?
O Sistema Boletos é disponibilizado pela Anatel para os interessados a terem acessos aos seguintes serviços:
I. consulta de débitos;
II. impressão de boletos bancários;
III. impressão de comprovantes de pagamentos;
IV. emissão de certidão negativa de débitos (Nada Consta);
V. alteração de endereço de correspondência; e
VI. solicitação e acompanhamento de parcelamento administrativo.
Para consultar débitos, realizar a impressão de boletos bancários e de comprovantes de pagamentos, não tem necessidade de um cadastro específico para acesso, devendo apenas ter em mãos o CNPJ e o Fistel da empresa e realizar a consulta por meio deste link: https://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/Tela.asp
Já para emitir certidões, alterar endereço de correspondência e solicitação ou acompanhamento de parcelamento administrativo, é necessário o cadastro do usuário e a vinculação com a pessoa/entidade responsável. Neste procedimento, basta chamar um dos responsáveis pelo atendimento da sua empresa que, nós da Solintel, iremos te auxiliar.
Importante frisar que a Anatel orienta que seja utilizado o navegador Internet Explorer para um melhor funcionamento do sistema.
Por fim, para evitar golpes é importante relembrar que a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel NÃO envia os boletos pelos Correios, ou seja, a disponibilidade dos boletos bancários para pagamento de tributos, taxas, preços públicos e demais débitos administrados pela Agência ocorre por meio do Sistema Boletos apresentado acima.
Em casos de dúvidas ou para ter acesso a mais informações nos contate!
Giovanna Alice Francotti
Departamento Jurídico Solintel.