TIC 2020: 9 a cada 10 provedores atendem com Fibra Óptica
De acordo com dados da pesquisa TIC Provedores 2020, 91% dos provedores regionais atuam com Fibra Óptica, aumento de 13% em relação à 2017, atendimento via rádio e UTP diminuíram nesses anos.
Segundo dados da pesquisa TIC Provedores 2020, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), no último dia 07, nove em cada dez provedores regionais de Internet (ISPs) com acessos de banda larga fixa no Brasil, disponibilizam Fibra Óptica aos seus clientes. De acordo com o levantamento realizado, houve um crescimento de empresas no país ofertando tal forma de conexão, em relação à versão anterior da pesquisa, de 2017. O resultado foi um crescimento de 13 pontos percentuais, saltando de 78% das empresas que declararam acessos para 91%. Já as demais tecnologias de conexão mais utilizadas como rádio, reduziu de 84% para 73%, e o cabo UTP, de 51% para 46%, resultando em uma redução de 11 e 5 pontos percentuais, respectivamente.
Em relação aos dados levantados, foi identificado que 97% dos ISPs nacionais fornecem serviços à clientes residenciais, enquanto 76% atendem clientes corporativos e 39% ofertam para demais provedores. O setor público também se mostra um importante cliente, 45% dos ISPs possuem contrato com administrações de cidades. Já no âmbito estadual, esse percentual é de 23%, enquanto no federal é de 10%.
São diversos os serviços oferecidos pelos provedores, como o transporte, que corresponde a 39%, trânsito IP, correspondendo à 39%, hosting e colocation de infraestrutura, com 20%, aplicações de segurança, com 19%, conteúdo, com 18% e telefonia sobre IP, com 16%. TV por assinatura e telefonia fixa, apresentam um percentual reduzido, com 7% e 5%, respectivamente.
Ainda referente ao estudo, foi identificado que houve um crescimento na participação de provedores em algum dos Pontos de Troca de Tráfego - PTT (ou Internet Exchange – IX, em inglês). Aproximadamente 2.442 empresas divididas entre as regiões sudeste (46%), sul (39%), nordeste (25%), norte (26%) e centro-oeste (22%), o que corresponde a 35% dos ISPs declarados, estão conectados a algum PTT, representando um aumento de 89% em relação ao levantamento anterior, com destaque para os provedores com maior quantidade de acessos. Dentre os provedores que possuem entre 5 mil e 45 mil acessos, 72% estão conectados a um PTT. Já para provedores com mais de 45 mil acessos esse número é ainda maior, chegando a 100%.
Lucas Romeiro
Engenharia Solintel