Acompanhe

Nosso blog

REDES NEUTRAS: O QUE SÃO E COMO USAR EM MEU ISP?

REDES NEUTRAS: O QUE SÃO E COMO USAR EM MEU ISP?

19 de janeiro de 2023

REDES NEUTRAS: O QUE SÃO E COMO USAR EM MEU ISP?

 

Já faz algum tempo que as redes neutras começaram a aparecer no mercado de telecomunicações. Isso porque a promessa de compartilhar a infraestrutura da rede de fibra ótica daria um grande impulso ao lançamento do serviço 5G no Brasil muito em breve.

 

Segundo um estudo publicado em 2021 pela TIC Domicílios, 17 por cento dos lares em todo o país ainda não tinham ligação à Internet. E uma das principais razões para a falta é que a Internet não pode ser distribuída para esses locais de difícil acesso.

 

Dessa forma, como a maioria das pessoas precisa cada vez mais de Internet, as redes neutras surgem como uma solução para alcançar o 5G no Brasil e estender ainda mais a Internet para áreas que não são possíveis ou impossíveis. Então confira abaixo o que são redes neutras, por que as operadoras as utilizam e o que elas têm a ver com o 5G!

 

O que são redes neutras?

 

As redes neutras referem-se ao compartilhamento de infraestrutura, geralmente uma rede de fibra ótica, entre várias operadoras ou provedores de serviços (também conhecidos como ISPs). Embora o compartilhamento de infraestrutura não seja mais uma novidade no mercado, o que diferencia as redes neutras é que elas compartilham o segmento da rede que chega até o cliente.

 

No caso de redes neutras, o compartilhamento de internet funciona assim: a empresa dona da infraestrutura abre e compartilha sua rede de fibra ótica para que ISPs e operadoras de banda larga possam expandir suas redes e expandir para outros novos mercados.

 

Dessa forma, ISPs e operadoras de banda larga “alugam” suas estruturas e, portanto, não precisam investir na construção e manutenção de suas próprias redes. E o melhor de tudo, vários provedores de serviços e ISPs podem usar a mesma rede, o que é mais econômico e lucrativo.

 

Por que utilizar as redes neutras em provedores?

 

Uma das principais razões pelas quais os ISPs usam redes neutras é a oportunidade de aumentar o retorno sobre o investimento. Assim, faça sua rede se expandir para diferentes áreas que antes eram consideradas impossíveis ou impossíveis de acessar.

 

Diante disso, os maiores benefícios de utilizar as redes neutras são: Aumento da facilidade e velocidade na ampliação das redes de fibra óptica no Brasil; aperfeiçoamento de recursos para operadoras, provedores e para a empresa dona da infraestrutura, além disso, a aplicabilidade de redes neutras também soluciona questões como a ocupação de postes, que é um dos principais problemas que se agravam cada vez mais, a medida em que a rede evolui no país.

 

Além disso, os provedores de serviços locais receberão ainda mais recursos para alcançar áreas desfavorecidas de sua região. Isso porque a infraestrutura utilizada pela V.tal pode ser “alugada” por provedores de internet de diversos portes e de todas as regiões do país.

 

O que redes neutras têm a ver com 5G?

 

O serviço 5G (internet móvel de quinta geração) requer um fluxo de dados rápido. Portanto, ele precisa do suporte de uma rede óptica forte para garantir que todo o tráfego na conexão seja bem mantido para funcionar conforme o esperado.

 

Dessa forma, existem empresas de rede neutra ajudando a viabilizar o 5G em todo o Brasil. Isso porque a instalação oferece infraestrutura adequada para as principais empresas de telecomunicações do país. Além disso, mais de 30 provedores de serviços locais alcançam áreas inexploradas.

 

Além disso, as redes neutras ajudam a acelerar a implantação do 5G. Isso acontece porque com essa infraestrutura, a capacidade da rede de fibra ótica torna uma rede de alta qualidade descentralizada.

 

Restam dúvidas? Entre em contato com o Departamento Jurídico da Solintel.

 

Maria Gabrieli Sabino

Jurídico Solintel

 

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM