Acompanhe

Nosso blog

Provedores de pequeno porte seguem na liderança

Provedores de pequeno porte seguem na liderança

01 de junho de 2021

O novo relatório do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) divulgado recentemente pela  Anatel em relação ao segundo semestre de 2020, demonstrou um cenário de liderança dos Provedores de Pequeno Porte em mais de 3,47 mil cidades brasileiras. Se somados, os pequenos provedores lideram o mercado em 20 estados do país.

O relatório levou em consideração o equivalente a 70,63 milhões de domicílios brasileiros, dos quais, em torno de 48,68 milhões (68,9%) estavam localizados em municípios atendidos por 12 ou mais prestadoras de SCM. O que evidencia a crescente competitividade no mercado das telecomunicações em determinadas regiões do Brasil.

Atualmente, existem mais de 15,60 mil operadoras no País e mais de 80% dos municípios com mais de 90% da população possuem atendimento de 5 ou mais empresas. Por outro lado, cerca de 1,94 milhão de residências (2,7%) são atendidas por apenas duas prestadoras. Embora, vejamos a concorrência acentuada em determinadas localidades, ainda há residências brasileiras que contam com poucas opções de prestadoras a serem contratadas.

Os dados obtidos através do relatório constatam que ao contrário de diversos ramos empresariais, a pandemia ocasionada no país em razão do COVID-19 não afetou significativamente a esfera das telecomunicações. Sendo mantidas as maiores tendências mercado de banda larga fixa e constatado uma busca dos consumidores por velocidades maiores.

Certamente, as medidas de distanciamento social, as inúmeras empresas que aderiram ao home office e aulas das redes de ensino sendo transmitidas de maneira online, contribuíram muito para que os consumidores finais buscassem no mercado opções de planos que proporcionem conexões com velocidades maiores e que atendem ao novo dia a dia das famílias.

Outro ponto relevante sobre o relatório, trata da consolidação da fibra óptica como principal tecnologia de acesso à internet do Brasil. Representando cerca de  47% de todas as conexões de banda larga fixa. Principalmente nas conexões dos Provedores de Pequeno Porte, onde a fibra responde por mais de 70% das conexões, ou 10 milhões dos mais de 14 milhões de acessos desse grupo. Enquanto as empresas de grande porte contam com aproximadamente um terço das conexões por fibra óptica. Dá para perceber a diferença?

 

            Jéssica Gaffo

Departamento Jurídico Solintel

 

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM