A Anatel e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram neste mês, um acordo que visa mapear a demanda por serviços de telecomunicações no Brasil.
Será um projeto que busca identificar quais são as regiões que mais precisam de investimento em infraestrutura O chamado “Crowdsourcing for Digital Connectivity in Brazil”.
Os dados virão dos próprios usuários e a partir do cruzamento de suas informações.
O papel do Banco Interamericano de Desenvolvimento no acordo é colaborar com a plataforma de coleta de dados, que vai usar informações reunidas pelo serviço SpeedTest.net da Ookla.
Esses dados se juntarão aos mapas de disponibilidade de rede que a agência já possui. O projeto, porém, não se sobrepõe ao acompanhamento de qualidade que já existe.
Com isso, a Anatel pretende avaliar o quanto a infraestrutura se adequa às demandas da população e qual é a abrangência da cobertura das redes, além da viabilidade financeira para a realização de projetos. Os dados serão utilizados ainda para desenvolver políticas públicas e estratégias regulatórias da autarquia.
Será possível aplicá-los, por exemplo, na celebração de Termos de Ajustamento de Conduta, formulação de Análises de Impacto Regulatório e revisão do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT).
A expectativa é que a plataforma comece a funcionar até outubro.
A Solintel preza pela informação e atualização dos nossos clientes sobre o setor de Telecom. Assim que tivermos novidades a respeito vamos mantê-los informados.
Amanda Marques
Declarações Obrigatórias.