Acompanhe

Nosso blog

FUNTTEL tem seu maior montante anual repassado para desenvolvimento tecnológico no país

FUNTTEL tem seu maior montante anual repassado para desenvolvimento tecnológico no país

02 de dezembro de 2020

O FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico de telecomunicações)  no qual tem seu recurso formado com 0,5% sobre faturamento líquido das prestadoras de serviços de telecomunicações não optantes do Simples Nacional, completou 20 anos. Em uma cerimônia no Ministério das Comunicações na última terça-feira (21/11) foi anunciado uma importante decisão acerca de seu objetivo, que é estimular o processo de inovação tecnológica no país.

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contarão com incentivos provenientes desse fundo de reserva do ministério. Os repasses foram assinados em contratos, com um valor somatório de R$409,8 milhões para estimular tais investimentos. 

De acordo com o Governo Federal, os recursos terão um prazo de 36 meses a partir das operações de crédito, com limite de financiamento até R$30 milhões, por entidade a cada 24 meses, podendo ser ampliado apenas mediante autorização do Conselho. Sendo este, o maior montante anual já liberado.

Tendo em vista a necessidade de aumentar sua atratividade em um momento tão incerto, especialmente no cenário atual como a pandemia do Covid-19, a expectativa de todos, sobretudo do Governo, é de que este financiamento de pesquisa e desenvolvimento possibilite não somente recursos de capital para promoção de acesso a pequenas e médias empresas, mas também, uma geração de empregos diretos e indiretos, possibilitando uma ampla competitividade e capacitação de recursos humanos.

''Dar acesso a conexão de Internet para cerca de 800 mil pessoas e usar esses recursos para toda a cadeia de telecomunicações e inovação'', disse Gustavo Montezano presidente do BNDES, dispondo de suas prioridades.  

Importante lembrar que ao longo dos anos, o FUNTTEL já aplicou em diversos projetos do setor. Dentre elas, CPQD (projetos como Plataforma IoT Dojo e Giga); Inatel (Centro de Referência em Radiocomunicações, CRR); Padtec (projeto Comutador OTN); Intelbras (projeto Comunicação Unificada); e Fundação Casemiro MF (projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro).

A Solintel está sempre a serviço de informações transparentes para melhor atendê-lo. Estamos a disposição em caso de dúvidas.

 

Letícia Salviano 

Departamento de Declarações Obrigatórias

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM