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Encante e fidelize clientes com o pós venda

Encante e fidelize clientes com o pós venda

24 de março de 2021

Você sabia que conquistar novos clientes pode custar de cinco a sete vezes mais caro do que fidelizar consumidores que já compraram com a sua marca antes? Isso se deve ao fato de que propor estratégias para conquistar novos clientes, envolve uma série de ações que demoram para surtir resultado e custam mais caro do que fidelizar quem já conhece sua marca e consome o seu produto ou serviço.

Todo investimento de tempo e dinheiro para angariar novos clientes pode ser reduzido ao se investir no pós-venda, partindo do ponto de que esse público já conhece sua empresa. Sendo assim, consideramos que encantar clientes existentes com um pós-venda memorável é tão importante quanto angariar novos, além de gerar o melhor marketing orgânico: a indicação por boca-a-boca.

A esta altura você já deve ter entendido sobre a relevância do pós-venda, porém deve estar se perguntando quais são as estratégias para fazer isso acontecer. Não se preocupe! Separamos algumas ideias de ações que seu provedor pode realizar para encantar seus clientes. Confira:

 

- Peça feedback a seus clientes:

Ao pedir um feedback, além de criar um relacionamento direto e mais próximo, você mostrará que se importa com seus clientes. Ademais, o relato positivo pode servir de prova social para atrair novos. Porém, se o feedback for negativo você pode oferecer o suporte necessário para resolver o possível problema.

 

- Ofereça descontos e condições especiais:

Geralmente, só recebemos ligações de cobrança, mas já pensou que legal seria para o seu cliente receber uma ligação de que ele ganhará um desconto na próxima mensalidade ou que pelos próximos 02 meses terá sua velocidade aumentada sem nenhum custo adicional? Esses descontos e benefícios poderiam ser concedidos através de sorteios ou por critérios discutidos internamente, contemplando um cliente antigo ou quem paga sempre em dia.

 

- Entre em contatos em datas especiais:

Entrar em contato com o cliente em datas especiais é uma ótima estratégia para aproximar o relacionamento com ele. Aniversário, Natal, Ano Novo são ótimas datas para fazer essa aproximação.

 

- Produza e envie conteúdos relevantes:

Sabe os conteúdos com dicas que são postados nas redes sociais? Uma boa ideia seria, além de postar nas redes, enviar para os clientes e gerar mais proximidade com eles, mostrando que você se importa e quer que ele tenha a melhor experiência com a sua internet.

 

- Divulgue as novidades primeiro para quem já é cliente:

Vai ter uma nova promoção, um novo produto? Que tal divulgar primeiro para quem já é cliente? Ele se sentirá especial em saber da novidade em primeira mão. Atenção: quando surgir novas promoções não se esqueça de tentar adaptá-las para quem já é cliente ao invés de só tentar captar os novos.

 

- Ofereça suporte ao cliente:

Mostre-se interessado pela experiência do cliente com a sua internet. Periodicamente o pergunte como está sua conexão e ofereça suporte técnico caso necessário. Também é interessante perguntar ao cliente, que recebeu suporte técnico recentemente, se o seu problema foi resolvido.

 

Gostou das dicas? Que tal aplicá-las e encantar seus clientes?

 

Maria Fernanda Sinhorini

Marketing Solintel

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