ANATEL DIVULGA O RESULTADO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA 2022
Cliente da Solintel supera grandes operadoras e fica em 1º lugar na categoria Banda Larga Fixa
A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022, realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entrevistou 88 mil consumidores de todo o Brasil entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Os consumidores de telefonia celular pré-paga se mostraram os mais satisfeitos com as prestadoras em uma escala que vai de 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito).
Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Gigabyte, logo no primeiro ano que participou da pesquisa, obteve a maior nota dentre as prestadoras pesquisadas no serviço de banda larga fixa. A Unifique teve as notas nacionais mais altas no serviço telefonia fixa. E, a Vivo obteve a maior nota nacional no serviço de televisão por assinatura.
A pesquisa de satisfação possibilita aos consumidores comparar as empresas para escolher seu fornecedor e ajuda a Anatel a orientar sua atuação regulatória para as questões que o consumidor considera mais importantes.
A partir de 2022, os resultados da pesquisa subsidiam os selos de qualidade emitidos pela Anatel para as prestadoras de telecomunicações. Cada indicador da pesquisa, tanto o de satisfação, como os de qualidade percebida, são medidos a partir de perguntas específicas em que o consumidor atribui notas de 0 a 10 e que posteriormente são condensadas em índices.
A metodologia da pesquisa permite medir a influência das diferentes dimensões de percepção de qualidade (de informação ao consumidor, de funcionamento, de cobrança ou recarga e do atendimento ao cliente, que pode ser dividido digital e telefônico) sobre a satisfação geral.
Nos serviços fixos (banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura), a satisfação tem relação com a qualidade de funcionamento. Já nos serviços móveis (telefonia celular pós e pré-paga) a qualidade da informação ao consumidor tem o maior impacto no indicador.
Este é o oitavo ano da pesquisa e o segundo ano com o novo modelo estabelecido com a atualização do Manual de Aplicação - documento que define os principais aspectos operacionais da pesquisa. As mudanças foram propostas com o objetivo de aperfeiçoar os resultados e permitir seu uso na composição do Selo de Qualidade previsto pelo novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).
A Anatel é a responsável pela metodologia da pesquisa, formulação dos questionários, sorteio dos contatos a serem entrevistados e acompanhamento da execução. Já a coleta das entrevistas, realizadas por telefone, foi executada pela empresa Kantar entre julho de 2022 e janeiro de 2023.
Os resultados desta edição - e das anteriores - podem ser consultados e baixados na página da Pesquisa no portal da Anatel.
SOBRE A GIGABYTE
Nosso cliente Gigabyte, de Sinop no estado do Mato Grosso, obteve a maior nota no serviço de banda larga fixa na pesquisa. Em sua estreia no ranking, a Giga alcançou a nota 8,25 e apareceu à frente, e com boa vantagem, de grandes provedores de nível nacional como Algar, Claro e Vivo.
Além de um grande marco para o nosso cliente, essa é um motivo de muito orgulho para o time Solintel, pois com o nosso apoio e trabalho fomos essenciais para essa conquista. A Gigabyte é nossa cliente de gestão SCM e também retiraram outorgas de SEAC e STFC, além de realizarem o curso de operação de redes sem interface gráfica pela VLSM.
Para nós, é um orgulho ter como um de nossos clientes o provedor responsável por entregar a melhor internet de banda larga fixa do Brasil, principalmente por saber que esse feito é resultado de uma pesquisa feita com os próprios consumidores. Sinal que todo o empenho, a dedicação, as constantes melhorias e até mesmo o corre do dia a dia que qualquer provedor passa, valeram muito a pena!
Temos certeza de que essa é apenas a primeira de muitas conquistas que estão por vir. Parabéns a todo o time GigaByte por essa grande e histórica conquista!
Esperamos, em breve, compartilhar com vocês mais conquistas dos nossos clientes!