5G E SUA INOVAÇÃO EM TODAS AS CAPITAIS DO BRASIL
O 5G enfim chegou nas capitais do Brasil no último dia 06 de outubro. Com a promessa de trazer mudanças na rede de dados móveis, a nova tecnologia possui uma velocidade 10 vezes maior que a 4G. Porém, o acesso à tecnologia se dá somente nos aparelhos compatíveis e de acordo com a exigência da operadora, em alguns casos sendo necessária a troca de chip e aquisição de novos planos de dados.
Por isso, para obter uma conexão mais rápida e estável possível alguns pontos precisam ser observados.
Para quem está dentro da área de cobertura, a distância entre as antenas pode ser um diferencial. Segundo a Anatel, a distância de cobertura entre as antenas é de 300 metros. O órgão possui base de todas as antenas com outorga no site http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.
Ambientes abertos também são extremamente necessários para uma melhor conexão, visto que o baixo comprimento das ondas da rede 5G deixa a conexão mais vulnerável quando tendem a enfrentar obstáculos.
Ainda, é ressaltada a responsabilidade das operadoras na qualidade e distribuição do serviço 5G, que foi ativada no país em julho e somente em outubro em todas as capitais. Com isso, é de responsabilidade das operadoras propor a ativação das antenas, com pelo menos uma estação a cada 100 mil habitantes.
Como acentua Marcelo Zuffo, professor titular do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), "tem que reclamar com a operadora. Porque, a partir dessa reclamação, a operadora pode tentar um melhor posicionamento dessas antenas. Essa é a única solução". Ou seja, o contato do contratante do serviço 5G com a operadora é imprescindível para o bom funcionamento e a melhoria adequada.
Por fim, há a previsão de expansão do 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes até janeiro de 2023.
Caso tenha dúvidas ou necessite de maiores informações, contate nossa equipe jurídica, estamos à sua disposição.
Izabella Machineski
Departamento Jurídico Solintel