Acompanhe

Nosso blog

Benefícios e impactos do 5G

27 de outubro de 2023

No dia 06 de julho de 2023, completou-se um ano de ativação do 5G no Brasil, o qual já se encontra em operação em mais de 184 municípios. Em um estudo realizado pela GSMA, estima-se que o 5G deve atingir a marca de 36,2 milhões de acessos no Brasil até 2025, triplicando o cenário atual. Entretanto, quais são os benefícios e impactos trazidos por essa tecnologia?  

O objetivo do 5G é expandir a rede de conexão móvel para o máximo de dispositivos possíveis: carros, eletrodomésticos, telemedicina, agricultura, educação e nas demais áreas da Internet das Coisas. Sendo assim, beneficiam-se da tecnologia os consumidores comuns por conta da velocidade e, também, companhias que se utilizam de aplicações online e que terão um melhor desempenho de recursos tecnológicos em sinergia com a inteligência artificial.  

Dentre os principais benefícios do 5G podem-se destacar a maior capacidade de aguentar o uso simultâneo da rede, a melhor estabilidade das conexões, a maior velocidade e o menor consumo de bateria em dispositivos móveis.  

O governo brasileiro publicou um estudo em parceria com o BNDES e o CNPq chamado Plano Nacional de IoT, o qual prevê grande impacto em quatro principais áreas: Cidades Inteligentes, Saúde, Agronegócio e Indústria.   

Além disso, no campo da telefonia as chamadas de vídeos online e reuniões por videoconferência serão mais estáveis e mais profissionais. Isso poderá aumentar a quantidade de trabalho remoto ou home office e ampliar as possibilidades de interações com clientes e fornecedores. 

                                                                                                              

Ana Meirelles

Departamento Jurídico Solintel

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM