5G NO AGRO - AMPLIAÇÃO EM CAMPO DIGITAL NO AGRO DE LONDRINA
Você sabia o significado do 5G e os benefícios que advém ao futuro?
A internet 5G vem com alguns recursos poderosos para dar a você todas as oportunidades de explorar o mundo da Internet e da tecnologia. A rede é projetada para controlar todos os tipos de máquinas, robôs e outros dispositivos tecnológicos com a velocidade mais alta, buscando uma enorme capacidade de lidar com o mundo inteiro e seus usuários sem qualquer latência no desempenho.
É utilizada por todos em banda larga móvel, comunicações de missão crítica e loT massiva, trazendo mais velocidade e praticidade aos usuários. No agronegócio não será diferente, pois a Internet 5G deve transformar o campo por meio da tecnologia, com eficiência, mudanças ocorrerá na forma como o produtor irá gerenciar as demandas no campo.
Portanto, a tecnologia 5G é algo mais futurístico que as pessoas estão esperando e certamente vai impressionar a todos. A intenção é que a tecnologia 5G estará disponível em quase todos os lugares do mundo em um curto período de tempo.
A Internet 5G deve transformar o campo por meio de tecnologia. Com uma velocidade mais alta, ela vai mudar a forma como o produtor gerencia seus processos, conforme foram demonstrados os “projetos-pilotos”, na cidade de Londrina no estado do Paraná, o projeto tem como objetivo a instalação de antenas de transmissão 5G em áreas rurais, tendo como base o Governo Federal, juntamente com os Ministérios das Comunicações e da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Ainda, os “projetos-pilotos” do uso do 5G envolvem regiões urbanas específicas e áreas rurais que, normalmente, têm conectividade limitada. Foram realizados testes para o agronegócio em cidades pela referência de universidades e instituições de pesquisa agropecuária.
No agronegócio, o 5G, ainda poderá ser usado em inteligência artificial em tratores pulverizadores autônomos, drones de captação de imagens e monitoramento remoto de segurança patrimonial. Com o uso da tecnologia, os maquinários com inteligência artificial poderão se conectar a todas as etapas de produção elevando o agronegócio a novos patamares de inovação e competitividade, além de facilitar o uso de aplicativos, drones e outras soluções que podem trazer benefícios ao dia a dia no campo.
Vale ressaltar que no Brasil temos 40 (quarenta) milhões de pessoas que ainda não possuem internet e esta inclusão da população brasileira no mundo digital terá uma grande relevância.
Portanto, o potencial econômico das áreas rurais brasileiras é significativo para a economia nacional, possuindo uma infraestrutura destinada à conectividade rural, devendo ser fator justificador de sua essencialidade e merecimento de políticas públicas de inclusão digital do agronegócio. A expansão da tecnológica 5G é visível e esperada por todos.
Departamento Jurídico Solintel
Ludmila Mota e Maria Gabrieli