Acompanhe

Nosso blog

SEM MARKETING, SEM NEGÓCIOS!

SEM MARKETING, SEM NEGÓCIOS!

04 de novembro de 2020

O tema deste artigo chama a atenção para a importância da administração de marketing para as empresas que desejam o sucesso empresarial e se inspirou no ditado popular, norte-americano, que diz: sem estacionamento, sem negócios - Porque vende mais quem oferece estacionamento para os veículos dos clientes, em função da facilidade de acesso.

O Marketing é importantíssimo para os negócios, principalmente nos dias de hoje, pois os clientes estão cada vez mais escassos e existe mais ofertas de produtos e serviços do que em qualquer época da humanidade. Isso gera uma enorme competição pelos clientes e margens de ganhos menores, sem contar os avanços tecnológicos que produz mudanças e atualizações constantes nas empresas que atuam no mercado.

Esta realidade gera uma super competição por atrair clientes. Mas qual é a solução para este problema?

O marketing é a solução quando se quer enfrentar este desafio. Como diz Philip Kotler: “O marketing é a resposta para como competir em outras bases que não apenas o preço. Por causa do excesso de capacidade, o marketing tornou-se mais importante do que nunca. O marketing é o departamento de fabricação de clientes da empresa.”.

Porém, este mesmo marketing é muito mal entendido pelas pessoas em geral, empresários e até por profissionais da área, que se limitam a enxergá-lo apenas como um distribuidor de brindes, panfletos e realizador de ações promocionais.

O marketing deve começar pela alta administração, pelos diretores e gerentes. Caso não haja este interesse e disposição em desenvolver este conceito pela alta cúpula, não haverá de maneira alguma uma implementação pelos demais colaboradores da empresa. E a consequência disso será a ausência de relacionamento com seus clientes externos e internos, pois estes últimos passam geralmente desapercebidos, seja da própria cultura organizacional ou como consumidores dos próprios produtos ou serviços da empresa.

Quem produz precisa vender, esta é uma realidade para qualquer empresa que esteja no mercado, mas a venda não começa pelo produto ou serviço acabado, ela começa pelo marketing. O marketing precisa primeiramente descobrir o que as pessoas realmente precisam ou desejam para gerar e promover as ofertas e somente daí determinar como e o quê lançar, precificar, distribuir, promover, monitorar e até mesmo encerrar uma oferta.

Como diz Kotler: “Por tudo isso, o marketing não é esforço de vendas de curto prazo, mas investimento de recursos a longo prazo.”. E mora aí o grande problema das empresas, pois elas desejam o sucesso imediato dos seus lançamentos e não querem saber das estratégias para conquistar um mercado. O que as empresas não enxergam, disso tudo, é que acabam gastando mais tempo e dinheiro ajustando ou refazendo os seus produtos e serviços. O empresário tem que ter a consciência que o marketing começa antes da empresa criar os seus produtos ou serviços e se encerra muito depois das vendas.

Por isso que, entender o conceito de marketing é indispensável para se construir, crescer e manter-se num mercado. Philip Kotler comenta que: “Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede a sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvos serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”.

A empresa precisa aceitar que o marketing está sempre presente, que é muito dinâmico e que as mudanças ocorrem a todo instante, principalmente num mundo tão complexo e veloz, em função da tecnologia da informação, e que sem ele a batalha no mercado fica quase impossível de se ganhar atualmente.

O marketing é uma ciência e precisa ser conduzida de forma processual e por profissionais especializados, caso as empresas queiram alcançar o sucesso que almejam e não apenas sobreviverem por algum tempo no mercado.

O marketing vai muito além do “tive uma ideia e vamos fazer...”, o marketing não é apenas o mix de marketing (produto, preço, ponto e promoção), como alguns aprendem de forma superficial. O marketing é um processo mais amplo que determina de maneira sistêmica o que produzir, como chamar a atenção e facilitar o acesso aos clientes para o produto ou serviço e como reter o interesse deles de modo que sempre queiram comprar mais.

Valéria Carvalho

Marketing Solintel

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM