Acompanhe

Nosso blog

RIPE NCC Anuncia Esgotamento dos Endereços IPv4

RIPE NCC Anuncia Esgotamento dos Endereços IPv4

29 de novembro de 2019

O RIPE NCC, Registro Regional da Internet para a Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Central, anunciou no dia 25 de novembro de 2019 que fez a última alocação de IPv4 /22 que ainda estava disponível. Portanto, agora, estão sem endereços IPv4.

A notícia não é uma surpresa para as operadoras de internet, pois, esse esgotamento já estava sendo antecipado e planejado pela comunidade do RIPE. Aliás, foi possível fornecer milhares de novas redes na região com alocações /22, depois que acabou o /8 em 2012, por causa da administração responsável por esses recursos. 

Endereços IPV4 Recuperados e a Lista de Espera

Apesar dos endereços IPv4 terem esgotado, o RIPE vai continuar a recuperar endereços em breve. Os endereços podem ser recuperados de organizações que não operam mais, ou de redes que retornam endereços não mais necessários. Esses endereços serão alocados para os LIRs, membros do RIPE NCC, respeitando a ordem da nova Lista de Espera que já está ativa.         

Apesar da expectativa de realocar alguns endereços IPv4 por mais um tempo, a quantidade é muito pequena comparada com os milhões de endereços que as redes da região demandam. 

Chamada para o Maior Progresso do IPv6  

Esse acontecimento foi mais um passo na exaustão global do espaço restante de endereços IPv4. Nos últimos anos, tem sido observado o aparecimento de uma transferência de mercado do IPv4 e um uso maior do CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation) na região.  Há custos e trocas em ambas abordagens e nenhuma resolve o problema, sendo esses os motivos de não ter mais IPv4 para todos. 

Sem a implantação de IPv6 em larga escala, corre-se o risco de limitar o crescimento da internet no futuro, um risco desnecessário, pois a causa não é a falta de engenheiros de rede qualificados, equipamentos técnicos ou investimentos, mas, sim, a falta de identificadores de rede únicos. Ainda há um longo caminho pela frente, e o RIPE conta com todas as partes interessadas a contribuir com seu papel no apoio do lançamento do IPv6. 

 

Referência: https://www.ripe.net/publications/news/about-ripe-ncc-and-ripe/the-ripe-ncc-has-run-out-of-ipv4-addresses

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM