Acompanhe

Nosso blog

MCTIC e Ministério da Saúde iniciam ação conjunta para contratar fornecedores de internet

MCTIC e Ministério da Saúde iniciam ação conjunta para contratar fornecedores de internet

08 de abril de 2020

Em meio ao cenário delicado causado pela pandemia do COVID-19, como medida para mitigar a falta de comunicação e interação entre o sistemas de saúde regionais, o governo federal deu início a uma ação conjunta entre Ministério da Saúde (MS) junto do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com intuito de enfrentar a pandemia do coronavírus. Ação tem como objetivo levar internet aos postos de saúde, que são em suma a primeira instância a ser procurada pela população em caso de saúde e a expectativa é levar a acesso à internet à 100% dos mais de 42 mil postos de saúde existentes no Brasil.

O foco central dessa ação é alimentar o Sistema Único de Saúde (SUS) com informações necessárias para o controle da COVID-19, e com isso possibilitar o fluxo das informações e comunicações necessárias para que haja viabilidade de condições técnicas para a execução das atividades de Telemedicina. Com isso, pretende-se viabilizar a conectividade de 16.202 unidades de saúde, de várias partes do país, que ainda não têm acesso à internet.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A AÇÃO

Nos primeiros quatro meses da prestação dos serviços, as empresas contratadas farão trabalho voluntário, portanto sem ônus para a gestão pública. Os valores serão pagos somente para os oito meses posteriores para garantir a oferta da conectividade por um período de dozes meses. Serão contratados serviços de telecomunicações, incluindo a instalação, ativação, operação e manutenção de conexões de acesso à Internet com operadoras que já prestam serviço no país.

Com isso, os postos de saúde que ainda não estejam conectadas passarão a contar com soluções de banda larga de Internet, preferencialmente em fibra óptica com atendimento e monitoração do provedor, 24 horas, 7 dias por semana. Em locais onde não existir disponibilidade em fibra óptica, será considerado alternativa em enlace de rádio de frequência licenciada ou satélite.

As chamadas para a participação dos IPS's já começaram, e os interessados podem realizar os procedimentos conforme o documento "Termo de Referência", disponibilizado pela RNP através de seu respectivo site, para a elaboração e envio de uma proposta. No referido termo, se encontram detalhadamente os requisitos técnicos, condições comerciais, administrativas, prazos e demais critérios importantes. Vale ressaltar que as propostas deverão ser apresentadas seguindo os blocos de prioridade, de acordo com o próprio cronograma definido pelo RNP, e é esclarecido ainda que todas as propostas encaminhadas serão analisadas individualmente, e o provedor vencedor desse processo de seleção será contatado pela RNP para início do período da prestação voluntária de serviço de acesso à internet.

TABELA DE PRAZOS E PROCEDIMENTOS

 As propostas deverão ser apresentadas por blocos de prioridade de acordo com o cronograma abaixo:

Bloco

USFs - Regiões

Data de Início

Horário de Início

Data de Fim

Horário de Fim

Bloco 1

Sudeste

08/04/2020

00:00h

09/04/2020

23:59h

Bloco 2

Centro-Oeste / Sul

10/04/2020

00:00h

11/04/2020

23:59h

Bloco 3

Norte e Nordeste

13/04/2020

00:00h

14/04/2020

23:59h

A fim de orientar quanto aos procedimentos para elaboração e envio da proposta ao RNP,  o próprio órgão disponibilizou um vídeo didático, explicando o passo-a-passo para a participação dos provedores interessados.

O vídeo pode ser acessado por aqui. 

LINK DOS DOCUMENTOS:

RAFAEL MARIANO

Eng. Solintel

FONTES:

 

https://www.rnp.br/noticias/postos-de-saude-de-todo-o-pais-terao-acesso-internet

https://www.rnp.br/sistema-rnp/fornecedores/chamada

https://www.rnp.br/arquivos/documents/Termo%20de%20Refer%c3%aancia%20Conex%c3%a3o%20%c3%a0s%20USFs%20(Programa%20RNP).pdf?jLLia4Ld6r3VxCTY3FTQrmKUCWspNv2P=

 

 

 

 

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM