Acompanhe

Nosso blog

Explore seus diferenciais competitivos para conquistar mais clientes

Explore seus diferenciais competitivos para conquistar mais clientes

06 de janeiro de 2021

Independente do segmento, nunca antes se viu o mercado com tantas opções e ofertas de um mesmo produto ou serviço. Na busca em se destacar dos concorrentes e conquistar o maior número de clientes, uma solução aparentemente simples encontrada por empresas é ofertar o seu produto/serviço por um valor mais baixo comparado aos outros ofertados no mercado. Mas seria esta realmente uma solução ou uma medida paliativa?

O problema dessa aparente “solução” está, principalmente, em dois pontos: até quando seu cliente ficará com você, visto que a sua aderência é feita pelo produto/serviço com o menor valor, e até quando você conseguirá manter o menor valor do mercado sem prejudicar seu financeiro?

Te apresentamos, então, uma alternativa à esta solução.

Explorar seus diferenciais competitivos é uma estratégia de marketing que pode auxiliar empresas que se encontram neste contexto. Para o Departamento de Marketing da Solintel, o diferencial competitivo pode ser definido como os principais atributos de uma organização que a tornam única perante seus concorrentes. São qualidades significativas e percebidas pelos clientes, mas que, principalmente, a concorrência não consegue oferecer.

O primeiro passo para trabalhar seu diferencial competitivo é identificá-lo corretamente. Assim como é feito na Análise SWOT (técnica de planejamento utilizada para identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de determinada organização), analise, com sinceridade e realidade, os pontos fortes da sua empresa. Identifique quais os atributos que fazem o seu cliente escolher pelo seu produto/serviço ao invés do ofertado pelo seu concorrente. Seria um serviço adicional gratuito? A agilidade do seu atendimento e/ou suporte? A qualidade dos materiais que utiliza? Pesquise, estude e descreva-os.

Após identificá-los corretamente, é de extrema importância comunicá-los ao mercado. É a divulgação e propagação desses diferenciais que os transformarão em estratégias de marketing e o auxiliarão na conquista de novos clientes. Ora, se é importante destacar que seu preço é menor que o do concorrente, por que não seria igualmente importante destacar que seu atendimento ou suporte, por exemplo, é melhor do que o outro ofertado?

Por exemplo, se identificou que seu diferencial competitivo é a qualidade do seu atendimento e agilidade do suporte, aborde isso em todos os seus canais de comunicação: inclua essa informação nos panfletos que entrega, no spot de rádio e carro de som que realiza, nas artes que posta nas redes sociais... Enfim, atrele os seus principais diferenciais, aqueles que o faz destacar perante todos os outros, em toda a comunicação empresarial que realiza. Explore os seus diferenciais competitivos e conquiste mais clientes!

 

Vinicius Faiad

Marketing Solintel

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM