Acompanhe

Nosso blog

Evolução da Fibra Óptica na banda larga fixa no Brasil

Evolução da Fibra Óptica na banda larga fixa no Brasil

12 de julho de 2021

Evolução da Fibra Óptica na banda larga fixa no Brasil

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicou no dia 05 de maio de 2021, um relatório com dados estatísticos referente à utilização dos serviços de telefonia fixa e TV paga no período do segundo semestre de 2020.

Segundo os dados apresentados, no ano de dezembro de 2020, 43,12 domicílios brasileiros em cada 100 tinham TV paga, demonstrando uma redução de 9,79% em relação ao ano de 2019.  Na telefonia fixa, 20,99 domicílios em cada 100 contavam com o serviço, queda de 6,17% na comparação com 2019.

Contudo, um ponto de destaque nos dados apresentados, diz respeito ao crescimento de acessos de Fibra Óptica, que até o ano de 2015 eram praticamente inexistentes.

De acordo com o relatório de acompanhamento do setor de telecomunicações, os acessos por Fibra Óptica na TV por Assinatura responderam por 7,42% do total de domicílios no final de 2020. Segundo o documento, “esse aumento acompanha o crescimento de acessos de Fibra Óptica também presente na Banda Larga Fixa: os clientes contratam um plano de Banda Larga Fixa por Fibra Óptica e optam por contratar também um plano de TV por Assinatura”. 

Outro ponto importante apresentado, revela que as três maiores prestadoras – responsáveis por 96,90% dos acessos – perderam acessos no ano de 2020. A prestadora Vivo, que era a prestadora com mais acessos desde 2018, perdeu a liderança para a Oi e caiu para o terceiro lugar, atrás da Claro.

Em relação à portabilidade de telefonia fixa destas prestadoras, os dados apontam que foram efetivados 1,2 milhão de pedidos de portabilidade no ano de 2020, sendo que a Vivo e a Claro apresentaram diminuição em seus índices de reclamações, ao contrário da OI, que teve seu índice aumentado.

Referidos dados, apontam pelo crescimento das consideradas prestadoras de pequeno e médio porte, e exibem que os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí apresentaram aumento de domicílios atendidos de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. Ademais, quanto aos acessos por Fibra Óptica, o relatório informa que os estados com maior presença dessa tecnologia são os estados do Ceará e de São Paulo, com 6% e 4% respectivamente.

Os dados completos constantes no Relatório estão disponíveis no portal da Anatel e poderão ser acessados através do link:

https://bit.ly/3hoPlOh

 

 

Nathalia de Bortolo

Departamento Jurídico

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM