Acompanhe

Nosso blog

Boleto Falso – Não Caia Nesse Golpe!

Boleto Falso – Não Caia Nesse Golpe!

22 de fevereiro de 2021

Segundo um relatório da Apura Cybersecurity Intelligence - uma das líderes mundiais em proteção e prevenção a cibercrimes - em 2020 houve um aumento aproximado de 400% nos indícios de crimes eletrônicos e cibernéticos em sua plataforma.

Por sua vez, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de até 70% nas tentativas de golpes virtuais.

Assim, O uso de boletos falsos para aplicar golpes é uma das práticas criminosas que vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Saber se proteger se tornou fundamental.

Você sabe como identificar essa tentativa de golpe? Veja algumas dicas de como se proteger do boleto falso:

1. Verifique o código de barras:

Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem na região superior e inferior exatamente iguais.

Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco no qual emitiu o boleto. Por exemplo, código 001 é do Banco do Brasil, o 341 do Itaú Unibanco. 

Imagem1

IMPORTANTE! Você precisa ficar atento! Confira sempre com seu fornecedor qual instituição financeira ele utiliza. A SOLINTEL, por exemplo, somente emite boletos pelo Banto Itaú Unibanco.

1. Confira os dados do boleto:

É fundamental checar as informações mais básicas antes de realizar o pagamento. Para começar, verifique os dados da fonte emissora: quem enviou o boleto, a quem está destinado o pagamento, de onde ele vem, entre outras.

Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário.

Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo do seu fornecedor.

Também, é importante lembrar que os boletos trazem geralmente a razão social do beneficiário e não seu nome fantasia.

2. Atenção ao valor

Atente-se em conferir o valor do boleto, se este é compatível com o valor acordado com o fornecedor.

Bem como, é importante saber que valor do boleto aparece em dois lugares, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Desconfie se os números não baterem, provavelmente se tratará de um boleto falso.

3. E se algo der errado?

Se por alguma circunstância você realizar o pagamento de um boleto falso, você terá sido vítima de um crime cibernético de estelionato virtual.

O conceito de estelionato é aquele previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, trata-se de infração contra o patrimônio que pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem.

Nesse caso, é recomendável que você comunique o fornecedor e, principalmente, faça registro de um Boletim de Ocorrência.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, a SOLINTEL fica à disposição para maiores esclarecimentos. Entre em contato conosco.

 

Asshaias Felippe – Conselho

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM