Acompanhe

Nosso blog

ÁREA DE ATUAÇÃO DOS ISPs CRESCE E DESBANCA AS GRANDES DO SETOR

ÁREA DE ATUAÇÃO DOS ISPs CRESCE E DESBANCA AS GRANDES DO SETOR

17 de abril de 2020

Internet, sem sombras de dúvida, é hoje um item indispensável nos lares Brasileiros, seja para informação, trabalho, lazer, e outros. Segundo o relatório digital publicado em 2019 da We Are Social e da Hootsuite, e disseminação da internet atingiu 73% no Brasil, mais de 153 milhões dos quase 211 milhões são usuários, ficando bem acima da média global de 57%.

Quem está ganhando um espaço invejável nesse cenário são os pequenos provedores de serviço de internet, que passaram a ser a principal força para o crescimento dos serviços de telecomunicações pelas diversas regiões do país.

Alguns fatores ajudaram nessa movimentação, como por exemplo a insatisfação dos clientes e o desinteresse das grandes empresas em atender a demanda em regiões mais distantes, como nas zonas rurais e de difícil acesso. Considerando esses detalhes, vemos que o alcance cada vez mais toma grandes proporções no mercado atual: o crescimento dos serviços de banda larga de alta velocidade ofertados por prestadoras de pequeno porte. A decisão das gigantes em ignorar certos locais abriu um importante caminho para os provedores regionais de internet, que em 2019 lideraram o mercado em mais de 3500 municípios, e são responsáveis por 63% do total de conexões no país, de acordo a análise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O avanço dos provedores regionais de acesso à internet não ficou restrito às cidades do interior do país, cujas grandes operadoras apresentam menor interesse comercial, mas alcançou também as capitais, prestando o serviço em bairros mais afastados, na grande maioria. Esse alcance se dá pelo atendimento personalizado que pequenos provedores podem oferecer, com foco no cliente, ofertando rápido atendimento para identificação e resolução de problemas, que por fim gera maior proximidade entre o provedor e o consumidor final.

Fonte: https://www.teleco.com.br/comentario/com864.asp

A especialista em economia e finanças Débora Albuquerque destaca "Os pequenos provedores estão fazendo investimentos na melhoria da qualidade e na expansão de seus serviços graças ao aumento na receita e ao aumento na projeção de lucros futuros", aponta, e este fato ressalta a preparação para novos desafios como IoT (Internet das Coisas), 5G, indústria 4.0 e mais. Com isso, é válido apostar no crescimento dos pequenos provedores regionais, e nesse cenário de expansão das telecomunicações do Brasil.

 

WELLINGTON VIEIRA

Engenharia Solintel

 

FONTES:

https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-2019-global-internet-use-accelerates

https://teletime.com.br/wp-content/uploads/2020/04/relat%C3%B3rio-Banda-Larga.pdf

https://www.teleco.com.br/comentario/com864.asp

http://www.telebrasil.org.br/component/docman/doc_download/2035-25-03-2020-o-desempenho-do-setor-de-tlecom-series-temporais-9m19?Itemid=

 

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM