Acompanhe

Nosso blog

19/08 o esgotamento do IPv4 na América Latina e Caribe

19/08 o esgotamento do IPv4 na América Latina e Caribe

20 de agosto de 2020

19/08 o esgotamento do IPv4 na América Latina e Caribe

Em 2014 o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) deu início ao processo de terminação gradual do estoque de endereços IPv4 na região da América Latina e Caribe. Já em fevereiro de 2017, foi anunciado pelo LACNIC o início da última etapa do processo de terminação do IPv4, onde, apenas novos entrantes no mercado de internet (operadoras que ainda não possuam blocos IPv4 alocados diretamente por um Registro Internet) poderiam receber ao menos uma pequena quantidade de endereços. Nesta etapa, além do ASN e IPv4 que era solicitado pela operadora, um bloco IPv6 já era alocado juntamente a solicitação.

Este cenário perdurou até 19 de Agosto de 2020, quando foi anunciado que o estoque de endereços IPv4 para a região da América Latina e o Caribe esgotou-se definitivamente. Á partir deste anuncio, quando uma operadora que solicitar justificadamente a necessidade de deter endereços IPv4 entrará em uma fila de pedidos aprovados. Com isso, a solicitação tende a ser atendida de acordo com os recursos que passam a estarem disponíveis, isso, por meio de processos de recuperação e/ ou devolução.

Por fim, deve ficar entendido que empresas que já possuem blocos IPv4 alocados, mesmo em situação de 100% de utilização dos endereços, não irão justificar necessidade de deter novas alocações IPv4, conforme cenário mencionado no paragrafo anteiror.

 

Guilherme Calegari

Receba nossos informativos


Não enviamos SPAM