Provedores regionais são os grandes responsáveis pela inclusão digital no Brasil
Provedores regionais são os grandes responsáveis pela inclusão digital no Brasil

0 comentários

Os dados são que os provedores regionais contribuem para um crescimento anual de 4,79% no número de acessos.

Quem de verdade faz a inclusão digital no interior do Brasil? Quem garante a disponibilidade da rede? Os responsáveis por esta conexão são os provedores de internet regionais, que tiram dinheiro do bolso para garantir a banda larga nas cidades onde as grandes operadoras têm pouco interesse em atuar.

Os dados são que os provedores regionais conseguem contribuir para um crescimento anual de 4,79% no número de acessos fixos, totalizando cerca de 26 milhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Apesar deste crescimento, há ainda uma parcela significativa de domicílios excluídos da conectividade. Dados do IBGE de 2016 calculam que 57,8% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. 

No número de casas que ainda não tem acesso a conectividade, existe uma grande oportunidade para investimento de provedores, especialmente no Norte e Nordeste, onde há mais locais com dificuldade de acesso. Diante destes dados, é possível defender a criação de políticas que possibilitem o crescimento dos ISPs no país e contribuam para a competitividade no setor.

 

Fonte: Telesíntese. Texto Adaptado.

 

Deixe seu comentário
Comentários